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1669 Zur Eich, Hans Jacob "Hans Jacob Zur Eich’s Description of the Fetu ...


114 a 115
Costa do Ouro / Cabo Corso (F. Fredriksburg)
Período: 1659 - 1669
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detalhes

Nesses bailes o Diabo está com frequência presente pessoalmente. Uma vez eu vi com meus próprios olhos e, portanto, não posso passar por isso em silêncio.Uma noite eu jantava com vários negociantes dinamarqueses na casa de comércio em Cabo Corso. Após a refeição, saímos na frente da casa de comércio, onde o grande mercado / 115 / estava, para conversar à luz da lua brilhante. Alguns comerciantes pagãos nascidos em Accania, que moravam lá, chegaram com outros mouros e suas mulheres com vários trompetistas e percussionistas. Quando eles nos viram, eles vieram e sentaram-se conosco, quando então as mulheres começaram a dançar no mercado debaixo de uma árvore e um dos sacerdotes dos seus ídolos foi lá, e os comerciantes da Accania chamaram-no para um gole de conhaque. Enquanto ele tinha passado uma boa hora com a gente, as mulheres dançando o tempo todo, de repente elas saíram correndo dali. Já que não sabíamos o que aquilo significava, perguntamos a um comerciante da Accania qual o motivo da correria. Ele disse que tinha observado mas não sabia o que aquilo poderia ser. O sacerdote foi informado sobre isso. Ele se levantou imediatamente e dirigiu-se ao local da dança. Em seguida, os negociantes disseram que o deus deles, Kuku, se colocou entre as mulheres e dançou entre elas, de modo que quando elas tomaram conhecimento dele, saíram correndo de medo; e nos apontou o Diabo. Nós, então, o vimos na forma de um mouro que trazia um cão preto com ele que estava sob a árvore ao lado do sacerdote, mas logo em seguida ele deixou o local sem que nós percebêssemos. [...]

126 a 127
Costa do Ouro / Cabo Corso (F. Fredriksburg)
Período: 1659 - 1669
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detalhes

Se o culpado não está disposto a confessar seu crime, eles estão acostumados a dizer: "Ele deve tomar fetisso para mim". Eles então, dão a ele vários pequenos frutos vermelhos para comer: se ele é inocente, eles não o fazem mal algum; mas se ele é culpado do ato, o estômago dele incha imediatamente. Ele, no entanto, não morre disso: lhe são aplicadas certas técnicas e ele é recuperado pelo sacerdote. /127/ Eles também têm um fruto pequeno chamado damba, aproximadamente do tamanho de uma ervilha, e colocam-no sobre o olho do acusado. Se ele é inocente, ele cai sem feri-lo, mas se ele é culpado do ato, seus olhos incham. [...]



 

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