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1730 Labat, Jean Baptiste Voyage du Chevalier des Marchais en Guinée, isles ... link


194 a 197

Região/Localidade: Reino de Uidá - Savi
Confiabilidade: Citaçao de outro autor


Texto Original



Tradução

Quarenta mosqueteiros com fuzil sobre os ombros, tendo seu capitão à frente, caminham, em seguida, em grupos de quatro. A uma distância razoável, caminha o trompete principal, seguido de vinte trompetes tocando o melhor que podem. Após os trompetes, vêm vinte tambores precedidos pelo tambor principal[.] Eles tocam com toda sua força, é preciso estar acostumado a esse barulho para não ficar atordoado. As flautas seguem os tambores, eles também são em número de vinte e são precedidos de seu chefe. Todos esses instrumentos são da câmara do rei, às vezes são escutados uns depois os outros e às vezes todos juntos. /195/ Se vê, em seguida, um grupo de doze mulheres do rei, da terceira classe[.] Elas caminham seriamente em duplas e estão carregadas de presentes que o rei envia à Serpente. São barris de aguardente, peças de chita-da-índia e de seda. O primeiro criado da câmara do rei segue as mulheres, vestido (como os Grandes) com tangas que se arrastam ao chão[.] Ele caminha só com uma bengala na mão e a cabeça nua. Depois dele, vêm vinte trompetes caminhando em trio e tocando. Quarenta mosqueteiros com fuzis sobre os ombros caminham em quatro e seguem os trompetes. Depois dos mosqueteiros, vêm vinte tambores e depois deles vinte flautas[.] Ambos caminham em trios. Doze mulheres do rei seguem esses dois grupos[.] Elas também são da terceira classe e carregam sobre suas cabeças grandes cestas de junco cheias de alimentos que o rei envia à Serpente. Depois dessas mulheres vêm três anões do rei[.] Essas pequenas criaturas estão vestidas como os Grandes, com tecidos enormes que se arrastam ao chão, o que os faz parecer ainda menores. /196/ O grande mestre de cerimônias aparece depois dos anões, vestido como os Grandes, com tangas magníficas que arrastam ao chão[.] Ele tem a cabeça nua e uma bengala na mão. Ele é seguido por quarenta mosqueteiros, vinte tambores, vinte trompetes e vinte flautas; essas três tropas caminham como os precedentes e fazem um grande barulho. Doze mulheres da terceira classe os seguem e levam os presentes da mãe do rei à Serpente. Aparecem, em seguida, três criados da mãe do rei que levam sua poltrona; o que caminha à frente tem o encosto da poltrona preso aos ombros e os dois que seguem sustentam os pés. Três outros anões do rei, vestidos como os primeiros, seguem a poltrona e antecedem de alguns passos a princesa, mãe do rei, que caminha sozinha com uma bengala à mão; ela está magnificamente vestida, suas tangas arrastam no chão, ela tem a cabeça coberta por um chapéu de junco muito bem trabalhado. Ela é seguida por três das primeiras damas do palácio, maravilhosamente vestidas, mas com a cabeça nua. Depois dessas damas, as musicistas do palácio vêm em três corpos, /197/ como a música dos homens, isto é, tambores, trompetes e flautas. O grande sacrificador as segue com alguma distância[.] Ele tem a cabeça nua, uma bengala à mão, está vestido como os Grandes e muito magnificamente[.] É ele quem fecha a cerimônia, atrás dele há apenas quarenta mosqueteiros e alguns guardas para impedir a multidão de pessoas que poderia atrapalhar a ordem da procissão. O Chevalier des Marchais se deu ao trabalho de contar aqueles que participaram desta cerimônia como atores, e encontrou duzentos e sessenta e seis homens e cento e setenta e seis mulheres, o que totalizou quatrocentas e quarenta e duas pessoas, que caminhando bastante distanciados uns dos outros, ocupam um grande espaço, o que facilitou a contagem.



Palavras-chaves

Entidades espirituais / Serpente
Cultura material / Instrumentos musicais / Tambor
Cultura material / Búzios/conchas/cawries
Cultura material / Bastão/cajado
Cultura material / Instrumentos musicais / Trompete/flauta...
Cultura material / Vestuário
Cultura material / Chapéu
Cultura material / Panos
Cultura material / Trono/cadeira...
Práticas rituais / Cerimônias/festas públicas
Práticas rituais / Especialistas religiosos / Identidades (títulos, terminologia)
Práticas rituais / Oferendas
Cultura material / Bebidas alcoólicas



 

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