Filtros de Busca
Autor
Período
a:
Região
Localidade
Tipo
Impresso Manuscrito Mapa Imagem
 
Busca livre

- Separe palavras ou frases com vírgulas.
 
 
Confiabilidade
Ordenar por
Filtros de Busca
Autor
Período
a:
Região
Localidade
Tipo
Impresso Manuscrito Mapa Imagem
 
Palavras-chave

  • Fetiche
  • Cultura material
  • Práticas rituais
  • Entidades espirituais
  • Encontros religiosos
  • Crenças, cosmologias etc.

Detalhes da Obra voltar Trechos
Autor: Villault, Nicolas
Título: Relation des costes d'Afrique appelées Guinée: avec la description du pays, mœurs et façons de vivre des habitans, des productions de terre et des marchandises qu'on en apporte... le tout remarqué dans le voyage qu'il y a fait en 1666 et 1667 par le sieur
Localidade: Paris
Editor: D. Thierry
Ano: 1669
 
Tipo:
Produção: 1669
Data da Primeira Edição: 1669
Período de Referência: 1666 - 1667
Língua: francês
Link: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k84358q.zoom.r=Villault%2C+Relation+des+costes+d%27Afrique+.f1.langPT



Comentário:
Nicolas Villault, Sieur de Bellefond, escreveu que sua descrição da Costa do Ouro estava baseada, não apenas na observação pessoal, mas também em conversas com Müller e o comandante de Frederiksborg, Henning Albrecht, assim como nas notas ("memôrias") de ambos [...] Villault também plagiou de de Marees mais do que de Müller (Jones, 1892, p. 145). Ele, copiou também a Artus (Verger, 1999, pp. 46-47).

"Em 29 de abril [1667] lançamos a vela para a Ilha de São Tomé; tendo permanecido dois meses na Costa do Ouro, e quarenta dias na baía de Frederisbourg, onde eu fui ainda em terra depois de meu retorno, e me informei mais particularmente dos costumes e modos de vida dos Habitantes da Costa do Ouro. Eu tive a felicidade de ver a maioria das coisas que podem atrair curiosidade, e me informei do resto com o General, com o Ministro e com os Mouros de Frerisbourg, que falavam Português" (pp. 210-11).

"Sendo os reis chefes de tantos povos, teria sido justo falar deles no primeiro capítulo, mas como nunca os vi e o que falo deles é apenas por relatos de pessoas que moram aqui faz seis ou sete anos, achei oportuno tratar este capítulo, e os três próximos, separadamente. Tendo sido testemunha do que eu falei acima e do que ainda falarei sobre a cultura das terras, tirei estes Capítulos das Memórias do General e Ministro de Frederisbourg, que estão no Reino de Fetu, e como acontece por todas as costas, eles praticam a mesma coisa, e falando de um vale para todo o resto" (pp.331-32).

"Nós levantamos âncora [da Ilhá de São Thomé] para içar a vela para Europa no dia XX de Maio, festa de Assunção" (p. 405), chegando em 4 de setembro a Amsterdã.

Bibliografia:

CHOUIN Gérard. 2004. “Minor Sources? Two Accounts of a 1670-1671 French Voyage to Guinea: Description, Authorship and Context”, History in Africa, vol. 31, pp. 133-155.






voltar

 

administrador